Início / Ênio Fly / Militares não vão combater o ‘Aedes’ em áreas de risco

Militares não vão combater o ‘Aedes’ em áreas de risco

aedes

Sábado, dia nacional de mobilização do governo contra o Aedes aegypti, as Forças Armadas vão colocar 220 mil homens nas ruas, mas deixarão de fora as áreas de conflito no Rio de Janeiro. São morros que, em geral, sofrem com a violência e também com elevados índices de infestação do mosquito, devido à falta de saneamento básico. Apesar disso, os militares não entrarão em locais onde houver risco de confronto com traficantes.

De acordo com o almirante Ademir Sobrinho, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, a entrada dos militares em áreas de conflito só ocorreria caso fosse decretada uma operação de Garantia da Lei e da Ordem, conhecida pela sigla GLO, que depende de autorização exclusiva da presidente Dilma Rousseff. Na ausência de uma GLO, os homens das Forças Armadas terão de “evitar” os locais considerados arriscados.

— Vamos evitar as áreas onde possa haver confronto, porque não temos o poder legal para confrontar, a não ser que fosse decretada uma GLO, para (podermos) entrar e confrontar com grupos nessas áreas. Esperamos que a Polícia Militar apoie os agentes de saúde nessas áreas, mas, a princípio, vamos evitá-las — disse o almirante.

PM TAMBÉM NÃO PARTICIPARÁ

A PM do Rio informou oficialmente, no entanto, que não vai participar da mobilização contra o mosquito neste sábado. Além de receber a presidente Dilma, o Rio, que sediará as Olimpíadas, contará com o maior contingente das Forças Armadas: 71 mil de um total de 220 mil.

— Vamos atuar desarmados. A única arma serão os folhetos que vamos distribuir com orientações à população — ressaltou o coordenador da operação no Rio, o almirante Sérgio Roberto Fernandes dos Santos. Vale lembrar que neste sábado cerca de 350 municípios serão visitados para o combate ao mosquito.

 

O Globo

 

Confira também

Após fim de noivado de Marília Mendonça, fãs estão na expectativa de ‘novo hino da sofrência’

Os fãs de Marília Mendonça estão na maior expectativa para os próximos lançamentos da cantora ...

Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown anunciam novo álbum dos Tribalistas e mostram quatro inéditas

Os Tribalistas estão mesmo de volta. Em 2016, alguns burburinhos davam indícios da retomada do ...

Saiu a ganhadora da Promoção “Churras do Velho”!

  Foi realizado hoje de manhã na programação da 88 FM, o sorteio da promoção ...

Russo põe filho bebê em risco em troca de ‘likes’

Um homem identificado como Roman R postou na web vídeos em que aparece pondo o seu ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *