Início / Últimas Notícias / Nome de Bono aparece no “Paradise Papers” por causa de investimento em shopping da Lituânia

Nome de Bono aparece no “Paradise Papers” por causa de investimento em shopping da Lituânia

Um investimento num shopping na Lituânia colocou o vocalista do U2, Bono, em meio ao escândalo dos “Paradise Papers”. O cantor, cujo nome verdadeiro é Paul Hewson, usou uma empresa baseada na ilha de Malta para pagar por ações de um shopping center em Utena, uma pequena cidade no interior da Lituânia.

Segundo os documentos revelados pelo jornal britânico “The Guardian”, Bono era um investidor na empresa Nude Estates, que comprou o Aušra Mall por € 5,8 milhões (cerca de R$ 22 milhões) em 2007. Cinco anos depois, o shopping foi transferido para uma empresa em Guernsey, uma pequena ilha no canal da Mancha, chamada Nude Estates 1.

A escolha das ilhas teria sido feita para evitar impostos mais altos. Em Malta, investidores estrangeiros pagam apenas 5% sobre os lucros de empresas, enquanto em Guernsey não há nenhuma taxa. O “Guardian”, destaca, no entanto, que qualquer renda levada de volta ao Reino Unido ou à Irlanda estaria sujeita a impostos.

Segundo o porta-voz de Bono, o músico “era um investidor passivo e minoritário na Nude Estates Malta Ltd, uma empresa legalmente registrada em Malta até sofrer uma liquidação voluntária em 2015. Malta é uma jurisidição bem estabelecida na União Europeia.” Bono também era um investidor minoritário na empresa de Guernsey.

Bono e seus companheiros de banda no U2 já enfrentaram críticas anteriormente pela forma como administram seu dinheiro. Em 2015 ele disse que “o U2 paga uma fortuna em impostos”, após a revelação de que alguns de seus negócios estavam na Holanda, onde os impostos são menores do que na Irlanda.

O Globo

Confira também

Justin Bieber estaria com depressão: “parece triste e cansado”

  Apesar de parecer mais sereno e centrado, uma fonte próxima a Justin Bieber, declarou que ...

Serviço de assinatura de notícias da Apple será lançado em março, diz site

A Apple deve lançar o seu serviço de assinatura de notícias em um evento no ...

Cidade News: Maju será primeira mulher negra na bancada do Jornal Nacional

  A jornalista Maria Júlia Coutinho, conhecida como Maju, vai fazer história no próximo sábado (16). ...

Sport Flash: Morre goleiro Gordon Banks, da “Maior Defesa da História”

  Gordon Banks, campeão do mundo pela Inglaterra em 1966, morreu nesta terça-feira (12). O ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *